Hespérides, mitologia grega

Hespérides

As Hespérides eram as “Ninfas do Poente”. Se em Hesíodo são filhas da Noite, mais tarde, sobretudo à época clássica, tornaram=se filhas sucessivamente de Zeus e Têmis, de Fórcis e Ceto e, por fim, de Atlas. Não existe também acordo total entre os autores acerca de seu número, embora, as mais das vezes, sejam três e se chamem Egle, Ericia e Hesperaretusa, quer dizer, respectivamente, “a brilhante, a vermelha, a do poente”, designando, assim, o princípio, o meio e o fim do percurso final do sol. Esta última, todavia, costuma ser desdobrada em duas: Hespéria e Aretusa, aumentando-lhes o número para quatro. As Hespérides habitavam o extremo Ocidente, não longe da Ilha dos Bem-Aventurados, bem junto ao Oceano. Quando os conhecimentos do mundo ocidental se acentuaram, o país das “Ninfas do Poente” foi localizado nas faldas do monte Atlas. Sua função precípua era vigiar, com auxílio de um dragão, filho de Fórcis e Ceto ou de Tifão e Équidna, as maçãs de ouro, presente de núpcias, que Géia (Gaia) deu a Hera por ocasião de seu casamento com Zeus. Em seu jardim maravilhoso elas cantam em coro, junto a fontes, cujos repuxos têm o perfume da ambrosia…

As Hespérides estão ligadas ao ciclo dos Doze Trabalhos de Héracles (Hércules), como se há de ver. Buscando junto a elas as maçãs de ouro, os frutos da imortalidade, o herói já estava muito próximo de sua apoteose.

Fonte: Brandão, Junito Souza de. “Mitologia Grega”. Petrópolis: Editora Vozes, 17ª edição/2002, volume I.
Esse post foi publicado em Cultura, Deusa, Feminino, filosofia, Hespérides, imortalidade, maçã, mitologia grega, Mulher, Ninfas, símbolos. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s