Simbolismo da Rosa Azul


As rosas são as flores mais vendidas e mais divulgadas no mundo. Além de serem o símbolo nacional da Inglaterra e dos Estados Unidos, pode-se dizer sem medo de que não existe nenhuma outra flor que as alcance em popularidade e comercialização. Em matéria de simbologia as rosas também são as ganhadoras. O significado das rosas passou a existir durante a época vitoriana, e foi dividido da seguinte maneira: Rosas vermelhas: significam amor. Rosas claras: são elegância Rosa escuro: gratidão Rosa bebê: admiração, simpatia. Rosas brancas: inocência e pureza. Rosa amarela: final de um amor. Rosa laranja: paixão. Rosa azul: mistério. Rosa verde: calma. Rosa negra: devoção total (é impossível se reproduzir uma rosa completamente negra). Rosa roxa: amor materno.
A fascinação por essas flores, que originalmente têm muito menos pétalas do que as descendentes modernas, vem desde os períodos mais longínquos. Esse símbolo de beleza para os gregos e romanos, também era cultivado por imperadores na China. As rosas também representavam a beleza de deusas, entre elas Afrodite, Vênus e Isis. Mas não é só pela beleza que é admirada essa flor poderosa. Na coloração vermelha, também é utilizada como símbolo do socialismo e da democracia social em vários países como: Inglaterra, Irlanda, França, Espanha, Portugal, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Holanda. Já a rosa branca foi usada como símbolo de um grupo de resistência não armada na Alemanha durante a segunda guerra mundial. Durante a história as rosas vêm sendo usadas continuamente. Em Roma, uma rosa selvagem seria colocada no batente de uma porta enquanto assuntos confidenciais estivessem sendo tratados no recinto. A frase “Rosa abaixo”, que era utilizado pelos romanos, queria dizer “manter um segredo”. Os primeiros Cristãos acreditavam que as cinco pétalas das rosas selvagens representavam os cinco ferimentos de Cristo. As rosas também eram usadas em rituais pagãos. Eventualmente a rosa vermelha acabou por representar o sangue de cristo e a rosa branca a pureza da virgem Maria. O plantio de rosas só apareceu na Europa em meados do Século 18. Existem centenas de espécies de rosas e milhares de variedades das mesmas. Elas foram modificadas para agradar os mais variados gostos. Muitas pétalas, perfume acentuado, coloração mais viva, multi-coloridas e até sem espinhos. Para os poetas e românticos a rosa tem também seu significado único.
Quem é que não se lembra da vaidosa rosa do Pequeno Príncipe? Muitos poetas usam a rosa como metáfora para descrever a mulher amada ou dores de amores causadas pelos espinhos. Pintores como Renoir, Monet e Cézanne produziram belíssimas imagens dessa tão polêmica flor. Existem centenas de associações espalhadas mundo afora que cultivam essas beldades. Muitas delas todos os anos lançam algum novo tipo de rosa antes do dia dos namorados; algumas apresentam mudanças sutis enquanto outras são completamente inovadoras. Para poder ser descrita como uma nova rosa, as pétalas, folhas ou caules têm que apresentar alguma variação. Seja na cor, forma, odor ou quantidade de pétalas, essas podem variar de quatro até mais que uma centena, dependendo do tipo da rosa.
Em 2004 o sonho da rosa azul se tornou realidade, graças à duas companhias que trabalham com engenharia genética: a Japonesa Suntory e a Australiana Florigene. Trabalharam anos arduamente, desde 1990, para produzir essa variedade que até então era privilégio dos deuses. Infelizmente essas rosas continuam sendo impossíveis de serem encontradas no mercado, a estimativa é que dentro de 5 ou 7 anos e uma soma razoável de dinheiro será possível se dar uma rosa azul para quem você ama.
About these ads
Esse post foi publicado em Afrodite, Amor, Arquétipo, Cristianismo, Deusas, Ela, Eros, História, Mitos, Mulher, Pensamentos, Rosa, Rosa Azul, símbolos, Simbolismo, Vida. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s